1 de mai. de 2012

Dilma se reúne com Obama e o presenteia com garrafa de cachaça de R$ 200 mil


A presidenta Dilma Rousseff se reunirá nesta segunda-feira (9) na Casa Branca com Barack Obama para estabelecer uma agenda de cooperação no comércio, energia e educação. Ela presenteará o presidente norte-americano com uma garrafa de cachaça cravejada de diamantes, no valor de R$ 200 mil.

  • dilma-rousseff
    (Foto: Reuters)
    Presidente do Brasil, Dilma Rousseff em uma conferência de imprensa

    O presente celebra um acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos em que a cachaça é reconhecida como produto genuinamente brasileiro. Antes de estabelecido o acordo, o produto era comercializado como “rum brasileiro”, o que limitava a exportação, gerando reclamações por parte dos produtores.
Em contrapartida, o Brasil também reconhece algumas bebidas vendidas no Mercado interno como genuinamente norte-americanas.
Hoje haverá uma reunião bilateral com Obama que falará sobre fortalecimento dos vínculos comerciais e econômicos. Dilma pretende estabelecer uma relação mais equilibrada entre brasileiros e norte-americanos nos setores em questão.
Ela pretende dizer que as diferenças entre os dois países não os afastam, mas sim possibilitam parcerias e acordos em diversos setores de ambos os lados, segundo a Bandnews.
A presidenta participará também de um forum empresarial na Câmara de Comércio dos Estados Unidos onde fará um discurso. Na ocasião estarão presentes a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.


Até o ano passado o Brasil foi o maior parceiro comercial dos EUA, mas agora a China é maior destino das exportações brasileiras. Com isso os presidentes dos dois países querem reativar as atividades comerciais bilaterais.
Em um momento de alta dos preços da gasolina, um dos principais fatores de interesse norte-americano é o potencial energético brasileiro.
Uma das preocupações do Brasil é a falta de técnicos e profissionais necessários para aproveitar as oportunidades em vários setores industriais e de serviços, segundo a agência Efe.
Uma proposta do Governo Federal irá enviar 100 mil estudantes de graduação e pós-graduação às 50 melhores universidades do mundo. Desses estudantes, pelo menos 20% estarão nos EUA, beneficiando-se da facilidades oferecidas pelo governo Obama.
Amanhã a presidenta Dilma estará em Boston, onde realizará uma conferência na famosa Universidade de Harvard, em atenção aos pontos do programa educacional seguido entre os dois países.


FONTE: THECHRITIANPOST

Um comentário:

RONALDO disse...

MAS TINHA QUE SER CACHAÇA? E UMA GARRAFA DE 200 MIL? O BRASIL SÓ PENSA EM VENDER? SERÁ QUE ELA NÃO PENSOU DEPOIS QUE PODERIA TER DADO OUTRO PRESENTE? TANTAS COISAS MELHORES TEM NOSSO PAÍS. QUE VERGONHA DILMA, O QUE SERÁ QUE OBAMA FEZ COM A CACHAÇA, TENHO CERTEZA QUE BEBER ELE NÃO BEBEU. SÓ DEUS NA CAUSA.