15 de mar. de 2013

Bergoglio é descrito como humilde, mas politicamente mais à esquerda do que a maioria

Quem é o Papa Francisco I?
Uma figura política americana que pediu para não ser identificada conheceu o cardeal Jorge Bergoglio por muitos anos e conversou com ele em particular.
Essa fonte previu para nós há semanas que Bergoglio iria suceder Bento.
Papa Francisco I
Nossa fonte o descreveu como “um homem amável, humilde e gentil”.
Ela se lembra de que Bergoglio morava em um apartamento simples em Buenos Aires e ia de metrô para o trabalho.
Quanto à sua orientação política, é descrito como “mais à esquerda do que a maioria” na hierarquia da Igreja Católica, uma pessoa que demonstrou certa simpatia pela Teologia da Libertação e pela ajuda aos pobres, embora parte disso tenha sido falado em particular.
Nos últimos anos, Bergoglio era um forte opositor do governo Kirchner na Argentina, em grande parte porque “(A presidente Cristina) Kinchner estava em guerra com a Igreja Católica”.
A ascensão dos movimentos evangélicos pela América Latina também o levou à ação, de modo que ele vinha incentivando a Igreja a focar na tradição e ao mesmo tempo permitir que seus fieis expressassem suas emoções.
A escolha de Francisco também já foi considerada fruto de um acordo.
A LIGNET, o serviço de previsão e inteligência global da Newsmax, antecipou que os italianos, que dominam o Colégio dos Cardeais, iriam tentar indicar um dos seus.
Caso não desse certo, segundo a LIGNET, os italianos iriam buscar o apoio dos cardeais latinos para indicar alguém de sua região que fosse de descendência italiana. Bergoglio é filho de imigrantes italianos.
Ele também é um dos dois principais cardeais, incluindo Leonardo Sandri, também argentino, que se qualificada para um candidato de consenso, do ponto de vista dos italianos.
Bergoglio era desacreditado como escolha provável devido à sua idade, 76. Acreditava-se que o conclave iria buscar um dirigente mais jovem e energético.
A seleção de Bergoglio sugere que os cardeais não poderiam escolher tal reformador rapidamente.
O novo Papa provavelmente não será um papa transformador, mas que continuará os passos dogmáticos de Bento, sem mudar radicalmente a Cúria, a administração da Santa Sé.
Traduzido por Luis Gustavo Gentil do original do Newsmax: Bergoglio Described as Humble, But Politics More Left Than Most

Nenhum comentário: